Os efeitos do cigarro na gravidez

A maioria das mulheres pelo menos uma vez ouviu falar sobre os malefícios trazidos pelo tabagismo durante a gestação. Diversas campanhas do governo, ministério da saúde e até mesmo de ONGs especializadas na área trataram do assunto alertando e informando mulheres sobre os problemas causados as crianças que conviveram com o cigarro durante a gestação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

efeitos cigarro gestante gravidez

Os efeitos nocivos do cigarro agridem diretamente o feto, já que até o fim da gravidez o ele é totalmente dependente da mãe. Logo de início pensamos em problemas respiratórios, porém os problemas não param por aí. Utilizado por muitas mulheres no auxilio a perda de peso, o fumo diminui o apetite e atrapalha o aproveitamento dos alimentos levando a subnutrição da mulher que afeta diretamente o desenvolvimento da criança. Além disso, ocorre a calcificação da placenta que impede as trocas naturais entre a mulher e o bebê. O baixo peso e tamanho também são características de filhos de mães fumantes, o que ocasiona a diminuição da resistência da criança.

Por ser um período longo de convívio entre a mãe e a criança, a gravidez deve ser um período de cuidado intimo entre a mulher e seu filho, e as escolhas dessa mãe durante esse período serão determinantes para o futuro desta criança. A mulher que fuma cansa o coração de seu filho. Enquanto a mãe fuma ocorre um aceleramento cardíaco, os batimentos do coração da criança só voltam a estabilidade após 20 minutos do término do cigarro.

Juntamente com o álcool o tabagismo na gravidez são uma das principais causas de abortos espontâneos e prematuridade. E, além disso, o índice de esterilidade chega a 41% na mulher que fuma.

Mas para você que não é adepta do uso do cigarro deve estar em alerta também. O tabagismo passivo também atinge o feto com os mesmos problemas, apenas as proporções são diferentes. Seja uma boa mãe desde a gestação e proteja sua saúde e a do seu filho contra esse mal.

.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here