Tudo sobre cabelos e unhas durante a gravidez

Cabelos unhas durante gravidez

Ser mãe é uma grande alegria, um sonho realizado e o momento mais lindo da vida de uma mulher. Mas, diferentemente do que muitas deixam acontecer, não é uma fase para desleixo. Toda pessoa vaidosa quer ficar bonita em todas as partes de sua vida, não é? Então, como saber o que pode ou não pode durante a gestação?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conversamos com as dermatologistas Dra. Tatiana Jerez e Dra. Thais Jerez para obtermos as respostas que você tanto busca. Por exemplo: você sabe a partir de quando você pode retocar a raiz do cabelo? Suas madeixas estão caindo muito, isso é normal durante a gestação? Esmaltes e removedores normais fazem mal à formação do feto? Confira!

Quarto de Bebê – O que é comum acontecer com os cabelos da mulher durante a gestação?

Dra. Thais Jerez- As gestantes costumam experimentar um aumento do volume dos cabelos, com crescimento de novos fios, muitas vezes visíveis na linha de implantação dos cabelos.

QB – Tinturas são proibidas ou há exceções?

Dra. Tatiana Jerez – Nenhuma tintura e nenhum tratamento de alisamento tem estudos que comprovem segurança do uso por gestantes. Também não há nenhum estudo que consiga comprovar seus malefícios. Na falta de evidência contundente, recomenda-se evitar o uso destas substâncias. Quando extremamente necessário, o processo de tintura deve ser deixado para o terceiro trimestre da gestação e ser feito com produtos sem amônia ou, preferencialmente, com hena pura.

QB – Quais produtos serão permitidos e a partir de que estágio da gravidez?

Dra. TJ – Para tintura, deve-se preferir a hena pura a partir do terceiro trimestre. Alisantes são contraindicados durante toda a gestação. Shampoos para cabelos oleosos e caspa que contenham ácido salicílico também não devem ser usados durante toda a gestação. Tratamentos hidratantes podem ser realizados no terceiro trimestre.

QB – Mulheres que tem queda de cabelo durante a gestação é normal, já que dizem que o natural de acontecer é ao contrário, pois os hormônios deixam os cabelos bonitos? O que pode significar esta queda?

Dra. TJ – Mulheres que apresentem queda de cabelos durante a gestação devem ser investigadas para verificar a presença de alterações da tireoide, anemia, deficiências vitamínicas e de elementos como o ferro.

QB – E quanto às unhas, elas ficam fracas ou mais saudáveis na gestação? 

Dra. TJ – As unhas das gestantes costumam crescer mais rapidamente e até apresentarem-se mais fortes e saudáveis. No  último trimestre da gestação, mulheres que tenham muito inchaço nos pés e mãos podem apresentar descamação das unhas e fragilidade das mesmas, em decorrência da redução da perfusão sanguínea no local.

QB – Há alguma proibição quanto aos esmaltes e removedores? 

Dra. TJ – A maioria dos esmaltes e removedores é considerada segura para uso na gestação. Produtos que contenham ftalatos e etil metacrilato (aditivo usado em unhas artificiais) devem ser evitados, pois foram apontados como responsáveis por má formação em animais, não havendo estudos em humanos.

QB – Quais dicas você dá para que a mulher mantenha unhas e cabelos bonitos durante a gestação?

Dra. TJ – Os cuidados durante a gestação devem ser os mesmos de uma não grávida. Os tratamentos químicos não devem ser realizados. O uso constante de secadores e chapinhas deve ser evitado, assim como fora da gestação. Para manter a saúde das unhas, recomenda-se que o esmalte seja removido um dia antes da nova aplicação, sendo feito o uso de óleos ou hidratantes neste intervalo. Gestantes que cuidarem do peso tendem a ter menos inchaço no final da gestação e, com isso, melhor circulação periférica, o que garantirá cabelos e unhas bonitas até o final!

Por Priscilla Silvestre

 

 

 

Tatiana e Thais Jerez

Clínica Jerez

Dra. Tatiana Jerez e Dra. Thais Jerez

Endereço: Avenida Copacabana, 112 – Salas 701 e 716 – Empresarial 18 do Forte Barueri – SP.

Telefone: (11)2970-1900

Email: contato@rrproducoesartisticas.com.br

Site: ClinicaJerez.com.br

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here