Dicas para decorar o quarto do bebê ou da criança

Quarto rosa menina parede listradaFazer a decoração do cômodo mais do que especial da princesa ou do príncipe da casa é realmente uma delícia. Quem é que não gosta de transformar o seu gosto e seus sonhos em enfeites e todos os demais detalhes do quartinho deles? São tantas opções disponíveis e, consequentemente, muitas dúvidas do que fazer. Por isso, a arquiteta Leila Dionizios montou algumas dicas para facilitar nessa jornada. Afinal, ninguém quer errar nessa missão!

Para começar, a profissional ressalta que a opinião dos pais conta, mas a do filho (ou da filha) jamais pode ser esquecida. “Os adultos costumam já ter um estilo próprio, mas o da criança ainda está em desenvolvimento. No entanto, é muito importante conversar com ela sobre suas preferências, mostrar fotos de outros quartos decorados e chegar a um consenso junto com ela. Inclua, por exemplo, alguma cor favorita da criança ou algum móvel que ela mostre interesse. Assim, ela sentirá que também está representada naquele ambiente”, explica Leila.

O que é muito comum são as roupas de cama no tom preferido da criança, já que é um item que ela irá usar bastante (e terá orgulho em ter no seu quartinho a que escolheu), enquanto o papel de parede ser escolhido pelos pais, que saberão avaliar a melhor estampa para cada situação.

 

Brinquedoteca azul amarela tema futebol

E é exatamente sobre a periodicidade desses temas que a arquiteta ressalta na sua próxima dica. “No entanto, temas de artistas e personagens da moda nem sempre são recomendados. Afinal, a moda muda muito rápido, deixando a decoração do quarto desatualizada muito rapidamente. E, depois de alguns meses, a criança pode começar a gostar de outro personagem e passará a não gostar da decoração antiga. Por isso, escolha um tema mais global: futebol, balé ou música nunca saem de moda”.

Um exemplo disto colocado em prática é o projeto do quarto de menino que a profissional fez na Barra da Tijuca, em que o painel retrata um campo de futebol. Não especifica time e nem mesmo jogadores, porque até isto poderá mudar no gosto do garoto. Entretanto, a sua paixão pelo futebol sempre estará representada nessa imagem.

 

Rack tv nichos prateleiras

Todo papai e mamãe prezam pela arrumação do ambiente, já que isso também faz parte da educação da criança. Mas é válido lembrar que mais do que cobrar, os pequenos precisam ter facilidade para deixar o seu cantinho com tudo no lugar.

Leila Dionizios dá algumas sugestões: “Pense também onde os brinquedos serão guardados e providencie o espaço para eles. Pode ser uma estante, prateleiras ou até um baú. Brinquedos mais utilizados devem ficar mais acessíveis do que aqueles que raramente são usados. Ensine a criança que, depois de brincar, ela deve colocar os brinquedos de volta no lugar. Assim, o quarto se mantém arrumado por mais tempo e ela começa a criar um bom senso de responsabilidade ao assumir essa pequena tarefa”.

 

Quarto menino espaço para televisão

A profissional lembra que a palavra de ordem da infância é brincar. E o cômodo deles é o melhor lugar para fazer isso, não é? Então, ela indica que para isso eles precisam de adaptações. “No quarto de criança é sempre bom deixar o máximo de espaço livre para ela brincar. Por isso, escolha móveis que serão realmente utilizados no quarto, deixando o cômodo bem funcional. A cama deve ser confortável, pois a qualidade do sono pode influenciar no desenvolvimento infantil”.

Por fim, ela ressalta os móveis que ajudarão a organizar essas brincadeiras. “Além disso, também será necessário um armário para guardar todos os pertences da criança. Se o local também for utilizado para estudo, considere colocar mesa e cadeira, criando um local propício para a atividade. No entanto, quanto mais espaço sobrar para a criança brincar, melhor”.

Por Priscilla Silvestre

 

 

FornecedoresLeila DioniziosLeila Dionizios – Arquitetura

End: Avenida José Silva de Azevedo Neto, 200 – Barra da Tijuca

Tel.: (21)2025-2106

Site: LeilaDionizio.com.br

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here