Decorando quarto de bebê com fotografias

A ideia de decorar o quarto com as fotos do próprio bebê ou da criança não é uma novidade. Entretanto, existem certas inovações que você precisa conhecer. Se você está pensando em colocar a imagem de seu filho na parede do seu quarto, mas quer sair do convencional, fazer algo de bom gosto e com produtos de qualidade, segue algumas dicas dos profissionais do ateliê Panoptes Fotografia Criativa, especializado em fotografia infantil e familiar e em produções fotográficas exclusivas destinadas à decoração.

A primeira regra é fotografar o bebê ou a criança valorizando sua personalidade e respeitando os limites do seu corpo e das suas habilidades. Na prática, isso significa pensar numa proposta para a sessão antes de fotografar, conhecer a criança e desvendar conquistas e dificuldades da sua idade. Tudo isso para entrar em sintonia com a criança, deixá-la à vontade e fazer da sessão uma brincadeira, uma aventura. Graças a essa estratégia não somente o resultado das fotos é espontâneo e verdadeiro, são eternizados  momentos vividos pelo pequeno, o charme de sua idade e a sua personalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso dos bebês de até um ano de vida, essa preocupação é ainda maior, pois a cada mês acontecem mudanças significativas e conquistas heróicas. O franzino e adormecido corpo do recém-nascido não pode ser abordado da mesma maneira que um bebê de 6 meses que consegue ficar sentado e demonstra grande interesse pelo mundo que o rodeia. A solução do ateliê para esta questão foi desenvolver projetos distintos para cada idade, focando na capacidade motora dos bebês, nas suas habilidades sócio-cognitivas e nas preferências e interesses das crianças maiores de 2 anos.

 

quarto bebe fotografia

quarto bebe decorado fotografia

decoracao quarto bebe fotografia

decorar quarto bebe fotografia

Outro ponto muito importante é retratar a criança dentro do mundo dela. O fotógrafo  precisa emergir na brincadeira da criança e não o contrário. O mundo infantil é lúdico e espontâneo e a capacidade do profissional de dialogar com essas características aparece em cada foto.

As idéias que incentivam a curiosidade, prendem a atenção da criança e que estimulam a sua imaginação dão sempre certo. Conhecer os heróis e os sonhos dos pequenos também ajuda. E quando são os pais que vão fotografar, a dica é quebrar a rotina do dia-dia e criar o máximo de cumplicidade. Fazer um passeio diferente ou uma atividade caseira incomum exige somente imaginação e tempo. Fantasiar-se de chefes de cozinha, com direito a chapéu de papel e o avental personalizado, e fazer biscoitos em formatos divertidos vai trazer fotografias lindas se encarado com a alegria de passar o tempo juntos.

 

quarto bebê decorado fotos

decoração quarto bebê fotos

quarto bebe fotos

Outra regra é preparar o ensaio visualizando o ambiente dentro do qual as fotos serão expostas. O link entre as fotografias e a decoração do quarto pode ser estabelecido a partir do tema da decoração, a partir das cores predominantes ou a partir do estilo, do conceito dentro do qual o quarto foi planejado. O importante é lembrar que seu filho olhará aquelas imagens todos os dias, portanto, elas precisam ser agradáveis a ele e trazer boas lembranças e estímulos positivos.

Dentro do ateliê Panoptes Fotografia Criativa, esta regra acontece por mediação dos pais, pois são eles que conhecem melhor a criança e, claro, a decoração e o ambiente do seu quarto.

O processo funciona da seguinte maneira: os pais descrevem suas preferências para o tema do ensaio, sugerem algum detalhe que gostariam de retratar ou indicam a tonalidade desejada. Alguns lançam idéias das atividades preferidas do seu pequeno e dos personagens, das leituras e dos filmes que o agradam. A equipe junta os dados e elabora dois projetos distintos à escolha dos pais e da criança, levando em consideração suas dicas, desejos e o tipo de beleza da criança. A idéia escolhida é elaborada do ponto de vista fotográfico e de artes plásticas e realizada conforme descrito na proposta. Cada ensaio produzido é exclusivo, as idéias não são repetidas e a produção inclui o figurino, os objetos utilizados e o cenário. O resultado são fotos artísticas, lúdicas e cheias de poesia. Entretanto, vale a pena lembrar que é indiferente se é uma grande produção ou atividades caseiras, o mais importante é priorizar a diversão da criança e o conforto dela.

 

quarto bebe fotos bebe

decorar quarto bebe fotos bebedecoracao quarto bebe fotos bebePor último, a apresentação das fotos, o que inclui a qualidade das impressões, a diagramação das fotos caso compostas em painel ou a sua distribuição na parede e o estilo da moldura. O conjunto desses fatores é tão importante quanto as próprias fotos, pois caso mal empregados, podem estragar o efeito final.  A diagramação é mais uma arte dentro do processo de produção do painel ou de um álbum fotográfico. A distribuição das fotos não pode ser aleatória, mas composta de maneira que conte uma história sem, ao mesmo tempo, desvalorizar alguma das fotos.

 

quarto bebe decorado fotos bebe

 

 

 

Panoptes Fotografia CriativaIrmina Walczak

Produção e fotografia: Panoptes Fotografia Criativa

Facebook

Site: panoptesfotografiacriativa.com

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here