Checklist da decoração com 10 ideias essenciais

checklist da decoraçãoQuem não ama decorar a casa? Será que existe alguma mulher na face da terra que não ame gastar horas e mais horas escolhendo detalhes para enfeitar seu lar?

Com certeza, ainda não habita neste planeta ou está para nascer o tipo que não gosta!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, para os amantes do bom gosto e de cômodos personalizados que refletem a personalidade de seus donos, decidimos fazer uma seleção de itens que podem ajudar você a se organizar melhor na hora de montar seu projeto de decoração.

Seja qual for o ambiente que você queira decorar a nossa listinha vai dar uma “mãozinha” para você não se esquecer de nada! Mesmo que o nosso forte seja o quarto de bebê, nossos exemplos não serão voltados diretamente para o tema. Assim, você pode aproveitar nossas dicas para qualquer espaço da casa.

E não importa se você está procurando algum item de decoração em São Paulo, em Recife, Manaus ou em qualquer outro lugar, as nossas dicas servem como pequenas referências para dar o start na sua produção.

Confira a lista:

  • Limpe o ambiente

A limpeza do ambiente não se limita apenas a higiene, que é fundamental, mas eliminar todos os excessos. Por exemplo, se você quer dar uma repaginada em um cômodo comece retirando desde os papéis, revistas até os móveis que você não irá reutilizar. Deixe apenas no espaço aqueles itens que vão permanecer e colaborar com a sua decoração.

  • Cara nova para itens velhos

Não descarte móveis ou objetos com potencial. Uma restauração ou reforma pode transformar peças que perderam a cor, que desbotaram ou que sofreram agressões pelo tempo de uso.

  • Verifique as paredes

Elas sempre são esquecidas, mas são grandes responsáveis pela beleza de qualquer ambiente. Manchas, sujeira, rabiscos de caneta, infiltrações… Estes são pequenos exemplos de inimigos da boa decoração. As paredes precisam estar com a pintura em dia para criarem o cenário ideal que seu projeto precisa. Invista em cores bem diferentes das que você usava originalmente. Abuse de aplicações de personalidade como: adesivos ou papel de parede.

  • Verifique o piso

Assim como a parede, o piso também é peça chave para o resultado final do projeto. Se você mora em uma cidade de temperaturas mais altas opte por pisos frios com leves aplicações de tapete. Caso queira dar um ar mais sofisticado opte pela madeira.

  • Verifique as cortinas

Outro item que geralmente é deixado de lado! As cortinas podem incrementar ainda mais uma decoração. Alinhe o tecido e o estilo da sua cortina ao tema usado. As cores usadas na decoração também precisam estar diretamente ligadas com as cores do tecido da cortina.

  • Examine o espaço livre

Antes de sair comprando um montão de coisas, liste as mais necessárias e avalie o quanto de espaço será necessário para cada uma delas. Essa avaliação exclui os excessos e te ajuda a economizar tempo, dinheiro e espaço na sua casa.

  • Escolha o estilo da decoração

O tema ou estilo é crucial para uma produção harmoniosa. Do contrário, o ambiente acaba virando uma grande “salada” onde os acessórios não se completam e são completamente desconectados do visual da mobília.

Existem vários estilos. O ideal é que você escolha aquele que mais consegue refletir sua personalidade. Seja ela moderna, romântica, rústica, contemporânea, clássica ou retrô!

  • A mobília

Determinado o tema ou estilo, é chegada a vez da mobília. É importante frisar quê, se você pretende decorar um ambiente aberto ou que tenha alguma ligação direta com outra parte da casa é importante buscar uma mesma linha ou uma proposta semelhante. Por exemplo, se você está decorando ou redecorando sua sala que é ligada a uma cozinha americana ou a um espaço externo como uma varanda procure trabalhar nas mobílias as mesmas cores ou tons que consigam se relacionar.

Evite misturas excessivas de estilos. Se você escolheu uma decoração mais clássica, use uma ou duas peças mais modernas (por exemplo) para não tirar o charme do estilo escolhido.

  • Acessórios

Eles são fundamentais para qualquer decoração! São eles que dão o “acabamento” para o projeto, ou seja, eles são responsáveis por marcar a cor ou a paleta de cores base do ambiente, além de realçar o estilo escolhido e refletir a personalidade do morador ou moradores da casa.

  • Organização

Se esta lista está te ajudando a organizar suas ideias, imagine só o que uma organização de elementos pode fazer na sua vida diária! Se o ambiente trabalhado é um escritório ou uma biblioteca (mas, esse passo é super útil em qualquer canto da casa!) é fundamental eleger lugares fixos para determinados objetos. Livros na estante, cadernos nas prateleiras, gavetas e nichos organizando itens de uso diário… Manter um ambiente organizado é peça chave para uma decoração bem sucedida!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here