O Programa Fantástico (Rede Globo) do dia 18 de novembro abordou um tema que muitos profissionais já vem alertando: as quedas de bebês com menos de um ano de idade na hora de trocar as fraldas, sendo a causa de 34,28% das internações nas Unidades de Terapia Intensiva ou Semi-Intensiva. Essa pesquisa durou de 2012 a 2014, coletando informações em hospitais na cidade de São Paulo.
A Sociedade Brasileira de Pediatria pede que o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) regulamente esses itens, assim como vem acontecendo com outros equipamentos para bebês (entre eles as chupetas, mamadeiras e cadeirinhas para veículos). Uma das obrigatoriedades seriam as extremidades altas nos trocadores e a base antiderrapante.
Muitas mamães podem se atrapalhar ou precisar se ausentar da frente do bebê na hora de trocar as fraldas, para pegar a pomada ou o algodão, por exemplo, e esse um segundo de distração pode ser fatal. Mesmo que a mãe fique com uma das mãos no pequenino, ele pode se mexer de maneira mais forte ou virar com um grande impulso e cair do trocador.
Em entrevista a esse telejornal da emissora, a pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra. Renata Waksman, atribui esse número alto a alguns itens, que vão além da desatenção das mães. “Esse número é muito grande pelas condições absolutamente inseguras dessas cômodas altas, desses trocadores inseguros e de deixar as crianças sem supervisão”.
Como fazer uma troca segura?
Os médicos e profissionais que pedem a regulamentação dos trocadores indicam que eles deveriam ter cinto de segurança, elevações nos quatro lados, que as mamães deixem todo o material (como algodão, fraldas e pomadas) longe do alcance da criança, ter a base antiderrapante e que a troca seja feita no chão.
Mas enquanto essa discussão acontece, você pode deixar a troca do seu bebê mais segura. Anote algumas dicas:
– Prefira modelos de trocadores com concavidade, para que o pequenino tenha menos mobilidade;
– Coloque algo embaixo do trocador que o torne antiderrapante, caso não haja esse item de segurança no produto comprado;
– Opte pelo uso de extensores nas cômodas, para evitar que a criança caia atrás do móvel;
– Escolha trocadores que tenham as laterais mais altas;
– Nunca desvie a sua atenção do bebê, por mais que pareça uma ação rápida ou inofensiva.
Confira agora 3 lindos modelos para assegurar a troca do seu pimpolho ou pimpolha!
Extensor da Cômoda Larissa – Mel Cinza.
Trocador Mimo, com concavidade, laterais altas e espuma.
TulipaBaby – Entregamos para todo Brasil!
BR 280, 2015 – Vila Nova – 89295000 – Rio Negrinho – SC
Fone: (47) 3644-0111
Email: sac@tulipababy.com.br
Site: TulipaBaby.com.br