Para deixar os 40m² do quarto de menino bem moderno, a design de Interiores Patricia Pasquini se inspirou nos seus dois filhos, um de nove anos e o outro de cinco meses, para montar este projeto para a Casa Cor São Paulo 2015. Vivenciando profissionalmente e pessoalmente as diversas fases da vida dos garotos, ela buscou integrar tudo o que um menino com a idade do seu filho mais velho precisa e quer para dormir, estudar e brincar.
“Diante da invasão da tecnologia na vida das crianças, procurei criar elementos que incentivam a brincadeira entre amigos”, explica a profissional, que usou muitos locais estratégicos e estantes para deixar os brinquedos de fácil alcance, além de organizados.
Um dos destaques dessa ideia e que deixa todos os meninos empolgados é a mesa de pebolim. Em madeira ebanizada, é customizada pelo artista plástico Flavio Sponton e tem peças assinadas por designers brasileiros. Além disto, a peça explora as cores azul, vermelho e bege, que também são vistas por outros detalhes do ambiente. Que menino não adoraria ter uma?
E se o objetivo é que o menino brinque, nada melhor do que chamar os amigos para estudar no seu quarto e depois aproveitar o tempo livre para jogar futebol de mesa. Porém, este brinquedo tem de estar de acordo com a decoração e proposta do quarto.
“O tema escolhido para customizar a mesa de pebolim foi o ‘spit’, que acredito ter o perfil de um menino de nove anos”, explica Patricia.
O quarto possui uma cama de solteiro (em laca azul) entre duas mesas com design e formas diferentes (em laca branca e chili), criando um visual lúdico e contemporâneo. A parede da cabeceira fica ainda mais vistosa na textura diferenciada com placas de tecido em lona bege e pesponto, que se conectam as duas estantes em madeira high gloss e laca areia. E a descontração deste ponto do quarto fica ainda maior com o efeito de iluminação em fita de Led.
“Algumas prateleiras não foram instaladas em ângulo reto propositadamente, criando um elemento que surpreende pela não conformidade”, esclarece a arquiteta. E são nelas que os brinquedos ficam expostos para serem facilmente alcançados pelo dono do quarto, deixando tudo arrumado e ao mesmo tempo bem aproveitado. Muita criatividade!
A mesa de estudo com pés cavalete ganha leveza e estilo com o tampo em vidro. E fica ainda mais diferenciada com a cadeira de aço inox e couro. O painel em madeira high gloss e nichos na cor azul permite integração entre o brincar e o estudar nas cores, no design e na possibilidade do menino poder guardar as suas coleções e os seus brinquedos neste canto do quarto também.
Com a proposta de que o local também é para a criança brincar, nada melhor do que aproveitar todos os espaços para isso!
A estante em micro textura nude e marinho é assinada pelo designer Henrique Steyer e chama bastante a atenção. Vale ressaltar que ele criou o conceito da estante a partir da fusão de formas orgânicas e monumentais para refletir uma estrutura marcada por angulações alternativas. Desta forma, o resultado é cheio de efeitos óticos.
Para complementar ainda mais, a arquiteta ousou e revestiu as paredes com um papel de parede que imita uma lousa toda escrita. “Parece de verdade e vai despertar a curiosidade de todos, que com certeza irão passar a mão para conferir”, brinca Patricia.
Para os momentos de leitura há uma coluna flexível de madeira com alumínio ao lado da estante. Então, o menino pode guardar seus quadrinhos, livros e tudo o mais que ele quiser na estante e quando quiser lê-los, terá este espaço todo especial.
O projeto luminotécnico é completado com os dois pendentes nas cores vermelha e dourada, além dos spots embutidos recuados com fundo preto antiofuscante.
O quarto ainda tem um armário para guardar roupas em madeira azul com as portas de vidro na mesma cor, o que dá contexto à decoração e ainda traz amplitude ao dormitório. Esse efeito é ainda maior com o grande espelho logo em frente a este armário, produzindo profundidade ao ambiente. Elegante e cheio de estilo!
Por fim, vale ressaltar que as formas geométricas causam bastante impacto e dão personalidade ao local em diversos detalhes. Um desses casos é o tapete de quase 6 metros, que faz a integração dos espaços do “Quarto do Menino”. Outro elemento que faz este papel é o piso laminado com a assinatura de Pedro Ariel. Um verdadeiro charme!
Por Priscilla Silvestre
FornecedoresDesign de Interiores Patricia Pasquini
Endereço: Av. Vereador José Diniz, 3720 Conjunto 509
Tels.: (11)5093-5714 e 99768-2323
Site: PatriciaPasquini.com.br
—————————————————
Piso laminado – Durafloor
—————————————————
Instalação de piso – Casa Fortaleza
—————————————————
Móveis e poltronas – Empório Vermeil
—————————————————
Estante, armário e cama – Florense Ibirapuera
—————————————————
Marcenaria – Sonho Planejado
—————————————————
Papel de parede – Celina Dias
—————————————————
Objetos de Decoração – Contudo Decor, Divino Espaço e Dot Objetos
—————————————————
Mesa lateral – Dpot
—————————————————
Tecidos – Empório Beraldin
—————————————————
Mesa de estudo e espelhos – Silvestre Vidros
—————————————————
Tapete – Punto & Filo
—————————————————
Iluminação – LabLuz
—————————————————
Lâmpadas de led – Brilia
—————————————————
Persianas – Uniflex
—————————————————
Material de Construção – Casa São Pedro
—————————————————
Enxoval da cama – Casa Mineira
—————————————————
Mesa de pebolim – Tacolândia
—————————————————
Customização da mesa de pebolim – Flávio Sponton
—————————————————
Toalhas – Mundo do Enxoval
—————————————————
Bonecos e super-heróis – Iron Studio
—————————————————