Dicas de beleza na gravidez: perguntas e respostas

Dicas beleza gravidez

Engravidar é o sonho da maioria das mulheres e um dos momentos mais lindos da sua vida. Saber que há um ser mais do que especial sendo gerado em seu ventre é uma sensação única, por isso, quanto mais informações a futura mamãe souber para ter uma gestação tranquila, melhor. Como as mulheres ficam preocupadas com o corpo, sem abrir mão da saúde do bebê, ninguém mais apropriada do que uma grávida para responder às questões das outras grávidas e dividir dicas valiosas para esta fase.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as perguntas e respostas destas futuras mamães!

 

Eu tenho medo de engordar demais durante a minha gravidez. Quantos quilos é o normal e como equilibrar a alimentação para não fazer mal ao bebê, mas também não passar dos limites?

 

Eu também tive esta dúvida e a minha médica disse que o permitido é engordar de 9 kg a 12 kg. Claro que há exceções, pois há biótipos e organismos diferentes, mas o normal é ficar nesse valor, que soma a quantidade de músculos que cresce no útero, dos seios, da placenta, da própria criança dentro da gente e da retenção de líquido.

Quanto à alimentação, comer de 3 em 3 horas é fundamental, tanto para equilibrar os nutrientes, quanto para fracionarmos as porções de frutas, verduras e legumes. Vale lembrar que beber bastante água é importante, assim como a higienização dos alimentos. Evitar comer em lugares que a limpeza seja duvidosa é primordial, porque todo cuidado é pouco nessas horas. E fazer atividade física tem me ajudado bastante. Nos três primeiros meses a médica recomendou caminhadas leves e eu andava de três a quatro vezes por semana no parque perto de casa. Depois eu experimentei a hidroginástica e me identifiquei mais. Além de relaxar as costas com o peso da barriga na água, acho divertido e sinto que não estou flácida. Acredito que depois do parto voltarei ao meu peso anterior rapidinho. Recomendo!

(Paula Novaes, 32 anos, 34 semanas de gestação – São Paulo/SP)

 

Quais produtos são os mais recomendados para evitar estrias durante a gravidez?

Umiditá Gestante da Libbs

Como eu tenho muita alergia a cheiros desde sempre, o meu médico indicou o Umiditá Gestante (da Libbs). Eu o passo todos os dias após o banho, na barriga e nos seios. Ele não tem cheiro, o que é ótimo também para as mulheres que enjoam muito durante a gravidez. Estou no 7º mês de gestação e sinto a minha pele bem hidratada. Creio que de 3 a 4 frascos durante a gravidez  toda seja o suficiente.

(Ana Carolina Versatti, 24 anos, 29 semanas de gestação – Pouso Alegre/MG)

 

Mustela para gestante

Eu usei na minha primeira gravidez e voltei a usar nesta também: a linha Mustela, desde o primeiro mês. Além do Stretch Marks Double Action, que é um hidratante excelente, também passo o Stretch Marks Care Oil, que é um óleo que eu passo depois do creme, após o banho à noite e pela manhã. Creio que passar os produtos pelo menos duas vezes ao dia seja essencial, porque a gente vai sentindo a pele se esticar durante a gravidez. Também bebo muita água, para ajudar a hidratar a minha pele, e evito usar roupas apertadas. Por enquanto estou super feliz com o resultado!

(Fátima Lopes Macedo, 28 anos, 25 semanas de gestação – São Caetano/SP)

 

Sempre fiz luzes loiras nos cabelos. Posso continuar normalmente na gravidez?

 

Esta é uma pergunta que eu também me fiz quando engravidei, pois desde os 17 anos eu não sei o que é ser morena. Assumi a cabeleira loira e só na gravidez me dei conta deste “porém”. A minha médica me proibiu de retocar as raízes por enquanto, explicando que o produto pode entrar em contato com o couro cabeludo sim, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Estou de um pouco mais de dois meses, então no próximo pré-natal vou perguntar quando posso retocar.

Alguns profissionais, como um amigo do meu marido que é cabeleireiro há mais de 20 anos, me disse que não tem ligação negativa do produto à formação do bebê (se for o apropriado e nem chegar a encostar na raiz). Já a minha médica disse que os componentes na tintura fazem mal sim e durante toda a gestação, diminuindo o risco de má-formação conforme os meses, mas nunca sendo zerado. E que a tintura é pior ainda, pois tem amônia e iodo. Então, água oxigenada e hena podem, mas em uma determinada fase, não no começo. Como cada uma é cada uma, é sempre bom falar com o seu médico antes!

(Vitória Scaravalle Souza, 37 anos, 10 semanas de gestação – Florianópolis/SC)

Por Priscilla Silvestre

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here