A gravidez é um período único e realmente muito empolgante na vida de qualquer mulher. Nesse momento a rotina muda, as prioridades não são mais as mesmas e o foco acaba todo no pequeno bebê que está sendo gerado. Nesse momento, no meio de tantos cuidados necessários, a alimentação é um grande ponto de atenção.

Alguns cuidados são bem conhecidos e mais simples de incluir na rotina, como evitar o consumo de bebidas alcóolicas ou estimulantes como café e refrigerantes. Outros, que dizem respeito ao consumo de alimentos são mais complicados, uma vez que demandam o conhecimento de todo o processo de manipulação da comida, desde a higienização dos alimentos até o ponto de cozimento dos mesmos.

Como saber se os alimentos foram realmente bem cozidos, se os legumes foram higienizados da forma correta? Até mesmo as bebidas, principalmente a produção de gelo e dos sucos naturais que envolve muita manipulação passam a representar um risco difícil de ser gerenciado. A própria procedência e validade dos alimentos é questionável em alguns locais.

São muitas restrições e orientações difíceis de aplicar no dia a dia, quando na maioria das vezes não é possível verificar as condições de preparo em lanchonetes e restaurantes. A única saída para muitas grávidas é arregaçar as mangas e intensificar a culinária em casa, onde se tem certeza da higiene correta e qualidade dos alimentos que estão sendo preparados.

As futuras mamães que trabalham fora, devem recorrer às tradicionais marmitas que, inclusive, voltaram à moda, com força total. Entre os mais descolados, já existe até um termo mais moderno para as marmitas ou quentinhas: é o “mobile food”.

Com a correria do dia-a-dia, um serviço que ajuda a poupar tempo e facilitar essa ida diária para a cozinha é uma empresa criada no Rio de Janeiro. A Home Chefs (www.homechefs.com.br) desenvolve “Cardápios Inteligentes”, com a proposta de ajudar os assinantes a organizarem sua vida na cozinha, preparando receitas em até 30 minutos e estimulando o uso de marmitas para economizar com refeições fora de casa.

A própria experiência com a falta de tempo para cozinhar, levou o fundador da empresa, Alexandre Amorim, a desenvolver um método de planejamento baseado na criação de cardápios semanais e listas de compras organizadas para que ele mesmo pudesse cozinhar mais e comer melhor.

“O engraçado foi que tudo aconteceu de forma muito natural. Esse não era o nosso foco, mas  o público das futuras mamães acabou conhecendo e se identificando muito com nosso serviço. Entre os nossos assinantes, temos um grupo considerável de mulheres grávidas que já passam por muitas mudanças em sua rotina, então têm no uso dos Cardápios uma orientação que pode ajudar bastante, porque o seu propósito é justamente estimular a culinária feita em casa e poupar tempo”, conta Alexandre.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here