Dicas: Iluminação do quarto

Olá pessoal! A matéria passada (teto) deixou muita gente inspirada, recebi muitos e-mails! Para continuarmos com nossa linha de raciocínio, o assunto de hoje é: Iluminação!

Para quem tem forro no quartinho do bebê, podemos fazer diversos circuitos (para quem não lembra clique AQUI). Com isso, podemos acender parte do quarto ou ele todo, dependendo da situação do momento, se a criança está dormindo, se está brincando, ou mamando. Ela também pode fazer parte da decoração, com estrelas no teto, a iluminação pode dar um ar “real” para os pequenos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, colocar uma dimmer na luminária principal do quarto é muito interessante. O dimmer fica no local do interruptor, e ao invés de só acender e apagar a luz, eles intensificam a quantidade de iluminação, podendo deixar uma luz bem fraquinha, ou forte, dependendo da situação.

Para quem não tem forro, não se desespere! Não tem problema, podemos fazer essa brincadeira de luzes de outra forma.

Vamos lá:

As arandelas são pequenas luminárias colocadas na parede, dá um super charme ao quarto. Elas podem ser acesas em um interruptor comum, ou tem alguns modelos de arandelas que tem o botão na própria peça. Vocês encontrarão infinitos modelos, os que jogam a luz para cima e para baixo, os que são em vidro, acrílico, os que tem desenhos, enfim… basta ir em uma loja especializada e ver o modelo que mais agrada. Dúvidas? Me escrevam que possa ajudar!

 

luminaria parede

As luminárias de piso ficam ótimas no cantinho do quarto, ou mesmo próximo a poltrona de amamentação. Como normalmente as luminárias de piso são altas, precisam analisar onde será colocada para não bater ou ficar na frente de alguma prateleira ou mesmo um quadro.

Outra sugestão é o abajur! São super charmosos e podem ser colocados em diversos lugares, em uma mesa ao lado da poltrona, no criado mudo ao lado do recamier, na cômoda, próximo ao trocador, enfim…

Para as luminárias de piso e abajur, não esqueçam de ver se tem tomada próximo, ok?).

 

abajur infantil moderno

 

luminaria piso

É muito importante o trabalho da iluminação no quarto do bebê. Desde o momento que o bebê nasce, até os anos “voarem” e ele crescer no mesmo quarto, eles pedirão uma luz fraquinha para dormir. E para que o quarto não fique um breu, acredite, a iluminação indireta é uma ótima solução. Ela também auxiliará vocês, mamães, por diversas madrugadas, para as trocas de fraldas, amamentações, etc.

Uma iluminação bem feita, traz muito aconchego ao ambiente.

Quando estamos falando em apartamento é mais difícil, mas casa é mais fácil trabalhar com outro tipo de iluminação, a natural. Use e abuse dela! Porém, cautela em relação ao sol! O posicionamento do berço próximo a janela deve ser estudado, pois além de corrente de vento, não é bom o sol bater direto no berço.

 

quarto bebe iluminacao solar

Até a próxima!

Um beijo grande,

Leticia Guillon.

 

leticia guillonArquiteta Letícia Guillon
Telefone: (11)97691-6524
Email: leticiaguillon@gmail.com
twitter: @leleguillon
—————————————————
Créditos das imagens: Biblicone, thelittleumbrella
—————————————————

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here