Use o kit berço como aliado da segurança

kit berço segurança bebêMontar o quarto do bebê é um dos momentos mais deliciosos da gestação, principalmente quando a mamãe e o papai buscam caprichar em cada detalhe. Afinal, esse espaço tão especial é para alguém ainda mais especial, que merece toda essa dedicação, não é mesmo? Porém, muitos não avaliam a funcionalidade na hora de comprar, priorizando somente a beleza dos itens. E nós vamos te ajudar nessa jornada!

Como o berço é o local em que o bebê passará a maior parte do seu tempo, merece atenção especial. O kit do berço deve seguir o gosto dos pais, mas oferecer conforto e segurança à criança. Para quem não sabe, geralmente este kit é composto por protetor de berço, cabeceira, duas laterais, fronha, jogo de lençol (parte de cima e de baixo), edredom, podendo conter também almofadas, trocador e mosquiteiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Focando no conforto e na segurança

enxoval bebê flores lacinhos rosaEmbora alguns pais gostem de tons vibrantes, vale lembrar que o berço é um local de descanso do pequenino. Ou seja, escolha cores claras, sóbrias e que ajude o bebê a se acalmar. Repare que a maioria das lojas desse segmento oferece uma gama enorme de modelos, mas todos com base branca ou nuances claras. Isso porque transmite essa serenidade ao baby, além de deixar o espaço higienizado.

Por falar nisso, uma dica de ouro é evitar colocar muitos travesseiros, almofadas, pelúcias e outros objetos “fofos” no berço. Primeiro, porque eles enchem de pó e isso é terrível para os bebês. Segundo, que é um grande risco para sufocá-los, ainda mais se for um recém-nascido. Além disso, quando ficam maiores podem usar esses objetos como apoio para escalar e cair do bercinho.

Então, como garantir a segurança do pequenino? Anote algumas maneiras:

– O protetor vai cobrir toda a volta do berço, impedindo que o bebê bata a cabeça nas laterais ou prenda pés e mãos nos vãos;

– Escolha kits de berços que tenham amarrações e tiras de segurança, para que a estrutura do berço fique mais fixa;

– Cobertas no berço precisam de cuidado. Em bebês recém-nascidos, aqueça-o com roupas quentinhas e, se achar a coberta necessária, cubra a criança até a altura do peito, com braços e mãos para fora;

– Se o bebê for maiorzinho, opte por outras maneiras de aquecimento (roupas ou calefação no quarto), pois eles se mexem muito e as cobertas podem oferecer riscos.

 

Como escolher o berço mais seguro?

enxoval bebê amarelo cinza chevronPapais e mamães devem pesquisar bastante antes de comprar esse item tão importante, que nem sempre o preço dita regras. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) possui normas para que os berços sejam comercializados, mas algumas dicas sempre são boas para se levar em conta.

A arquiteta Adriana Morávia esclarece como os berços precisam ser projetados para não colocar em risco a vida do bebê: “Os berços devem seguir as normas do Inmetro, sendo criados de forma que nunca seja possível a formação de um espaço maior que 30 mm entre as laterais ou extremidades e o colchão. Dessa forma, a criança não conseguirá colocar seu pescoço entre o espaçamento, evitando um possível enforcamento”.

A altura do colchão deve ser levada em conta sempre, com os detalhes do manual de instruções sendo seguidos à risca, assim como as regras do Inmetro, para que não ocorra o mesmo que no terrível caso de Minas Gerais, no início deste ano. A morte de um bebê obrigou a Burigotto a fazer o recall do modelo Nanna, mas a falta de fixação da estrutura em comparação ao colchão pode ser a causa dessa tragédia.

Leia mais sobre esse caso e as regras do Inmetro!

Alessandra Morávia, designer de interiores, que é sócia e irmã de Adriana, ressalta mais alguns cuidados. “Sempre indico aos clientes que dê preferência para os berços que possuem bordas arredondadas e sem quinas. Quanto à localização do móvel, o ideal é deixá-lo longe de janelas, cortinas, fios elétricos e tomadas”.

Lembre-se sempre que cuidar de criança requer diversas preocupações, portanto, pesquise bastante, pergunte e se informe, para que o quartinho do bebê seja lindo e cheio de segurança!

 

E o berço, quais são os itens de segurança?

A TulipaBaby preparou um vídeo falando sobre a grade do berço, confira!

Por Priscilla Silvestre

 

 

Fornecedores

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

 Adriana Morávia e Alessandra Morávia – Arquitetura e Interiores

TulipaBaby

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Quero saber qual é o nome do tecido floral azul com Rosas do quarto de menina. Achei o detalhe da cortina e do apoio de pé floral azul com Rosas Lindooo!!!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here