Inspire-se no décor neutro para quartos de bebê

Enxoval berço cinza azul clássico provençalQuem disse que um quarto de bebê tem de ter cores para ficar bonito, elegante ou charmoso? E mais: eles podem ter um layout infantil, fofo e muito lúdico mesmo fugindo do clássico rosa ou do tradicional azul (embora essas tendências nunca saiam de moda!).

Fomos atrás de informações e projetos que comprovem o que muitos profissionais já estão afirmando, que é o fato de diversos papais e mamães optarem por quartinhos em tons neutros para os seus filhos, sejam eles meninos ou meninas. Aliás, esse tipo de dormitório é um coringa para aqueles que desejam ser surpreendidos pelo sexo da criança somente na hora do parto.

E tudo isto ainda fica aliado a uma decoração que não se prende a gêneros, sendo uma forma dos pais reaproveitarem o quarto durante todo o seu desenvolvimento (e os gostos da criança começam a sobressair) ou até mesmo para outro filho.

A arquiteta Ana Paula Carneiro, que optou pelo tema anjos e tons neutros em seu projeto para a Casa Cor Minas Gerais, explica que explorou pontos especiais como quadros e abajures, enquanto a cenografia foi montada pela iluminação e o mobiliário. “A inspiração principal foi fazer um trabalho personalizado, com intenção de gerar um ambiente lúdico, cenorizado e diferenciado. Acredito que o papel do arquiteto é surpreender os visitantes, trazer emoção a quem vivencia o espaço”, conta Ana Paula.

Leia mais sobre esse projeto com enxoval para príncipe ou princesa!

 

Décor neutro quartos bebêSe as cores não fazem o impacto da decoração do quarto da criança, o que mais pode ser explorado com essa finalidade? A arquiteta Estela Netto mostra: “Na verdade, a cor é apenas um dos recursos que podem ser utilizados para deixar o ambiente mais ou menos infantil. O tipo de mobiliário, iluminação e adornos são alguns outros exemplos de materiais que podem trazer essa sensação lúdica, sem ter de usar esse tradicional recurso da cor”.

No seu projeto para os clientes que escolheram um quarto mais neutro para receber o bebê, Estela confirmou que é possível elaborar um espaço que fuja do tradicional sem perder conforto. Ela foi adiante nessa ideia e criou um ambiente bem amável.

“Além da paleta de cores que vai do bege ao branco, utilizei no décor muitas texturas naturais como o algodão e o linho, que trouxeram aconchego ao ambiente”, descreve Estela.

A profissional ainda explorou a iluminação cênica para compor o ambiente intimista, enquanto os ursinhos ficaram incumbidos de ressaltar o lado infantil. “Esse tipo de luz une aconchego e funcionalidade, enquanto os ursos de pelúcia podem decorar tanto os quartos de meninas quanto de meninos”.

 

Quarto bebê neutro bege masculinoSe o quartinho neutro exige pouca mudança quando a criança vai crescendo, ponto positivo para os papais, né? Versatilidade é a palavra-chave para esta nova tendência! “A aposta pelos quartos neutros vem em uma crescente, pois, assim, não se fica preso a uma linha de decoração.

Isso possibilita ousadia maior em cores, estampas e estilos”, esclarece Maria Cristina Bahia, decoradora e sócia-proprietária da loja Villa Maria.

Tome nota: para complementar a proposta de décor neutro o ambiente deve ter alguns detalhes bem escolhidos, como móveis, tapete, objetos em geral, tecidos e luminárias. Deu para se inspirar? Agora, mãos-à-obra!

Por Priscilla Silvestre

 

 

Fornecedores

Ana Paula Carneiro – Tel.: (31)3267-2104 ou (31)9194-2144
—————————————————
Arquiteta Estela Netto – Tel.: (31)3264-6427
—————————————————
Loja Villa Maria – Tel.: (31)3335-5552.
—————————————————

Deixe uma resposta